Noticias do Mundo da Capoeira

Curso de Formação e Capacitação Pedagógica ao Ensino da capoeira no ES

E-mailImprimir
Educadores Sociais, oficineiros, “docentes” de capoeira em geral:
CapoeiraO Ensino da capoeira no Espírito Santo passará a receber atenção especial da Federação de capoeira do Estado do Espírito Santo (FECAES), afirma o presidente Alcebíades Milton Cabral em atendimento ao disposto no Código Desportivo Internacional de capoeira daFederação Internacional de capoeira (FICA) e na Lei Estadual nº 7.696/2003, para se estabelecer critérios, competências, saberes e habilidades específicas para a formação, avaliação e qualificação profissional de Técnicos, Treinadores, Preparadores Físicos, Docentes (Formados, Monitores, Instrutores, Contramestres e Mestres), Árbitros (Estaduais, Nacionais e Internacionais) e alunos em seus diversos níveis, a FECAES estará promovendo Cursos de Capacitação e Qualificação Pedagógica ao Ensino da capoeira no ES totalizando 380 (trezentos e oitenta) horas/aulas aberto a todos os “docentes” de capoeira do estado. Credenciando-os com a expedição de suas respectivas habilitações técnicas através de um documento único de identificação em sua conclusão.
Os cursos serão ministrados por Mestres e Doutores em parceria com Faculdades dos estados do Rio de Janeiro, São Paulo e Bahia, Confederação Brasileira de capoeira, Federação Internacional de capoeira Secretaria Estadual de Esportes e Lazer do ES..

CRONOGRAMA DE REALIZAÇÃO DOS CURSOS
CURSO + Carga Horária
CH
DATA
LOCAL
Gestão Desportiva, Competições e Arbitragem
20
30/04 e 1º/05/11
Vitória/ES
Fundamentos Sócio-Antropológicos da Capoeira
10
28/05/2011
Vitória/ES
Fundamentos Filosóficos do Jogo da Capoeira
10
29/05/2011
Vitória/ES
Fundamentos Técnicos e Culturais da capoeira angola – I
20
25 e 26 /06/11
Vitória/ES
Metodologia e Didática de Ensino da capoeira I
20
30 e 31 /07/11
Vitória/ES
Fundamentos Técnicos e Culturais da capoeira regional – I
20
27 e 28 /08/11
Vitória/ES
Metodologia e Didática de Ensino da capoeira II
20
24 e 25 /09/11
Vitória/ES
Nomenclatura dos Movimentos de capoeira – 20h
20
29 e 30 /10/11
Vitória/ES
Anatomocinesiologia aplicada a capoeira I
20
26 e 27 /11/11
Vitória/ES
Fundamentos Técnicos e Culturais da capoeira angola – II
20
17 e 18 /12/11
Vitória/ES
Anatomocinesiologia aplicada a capoeira II
20
28 e 29 /01/12
Vitória/ES
Fisiologia do Exercício aplicada a capoeira I
20
18 e 19 /02/12
Vitória/ES
Fundamentos Técnicos e Culturais da capoeira regional – II
20
24 e 25 /03/12
Vitória/ES
Fisiologia do Exercício aplicada a capoeira II
20
28 e 29 /04/12
Vitória/ES
Desenvolvimento Humano e Aprendizagem Motora
20
26 e 27 /05/12
Vitória/ES
Teoria e Prática do Treinamento Desportivo
20
23 e 24 /06/12
Vitória/ES
Socorros de Urgência nos Esportes
20
28 e 29 /07/12
Vitória/ES
Marketing e Imagem pessoal
10
25/08/2012
Vitória/ES
Ética profissional e Direitos Desportivo
10
26/08/2012
Vitória/ES
Organização e Administração aplicado ao 3º setor
20
29 e 30 /09/12
Vitória/ES
Estágio Prático em Eventos Desportivos
20
20 e 21 /10/12
Vitória/ES
CARGA HORÁRIA TOTAL
380h
São consideradas as seguintes competências para os docentes de capoeira:
A- Atenção à Saúde – os docentes, em seu âmbito profissional, devem estar aptos a desenvolver ações de prevenção, promoção e proteção da saúde, tanto em nível individual quanto coletivo.
B- Tomada de Decisões – fundamentado na capacidade de tomar atitudes visando o uso apropriado e a eficácia para avaliar, sistematizar e decidir as condutas mais adequadas.
C- Comunicação – primar pela comunicação verbal, não-verbal e habilidades da escrita e da leitura.
D- Liderança – estar apto a assumir posições tendo em vista o bem estar da comunidade.
E- Administração e Gerenciamento – estar apto a tomar iniciativas gerenciais e administrativas dos recursos humanos, físicos e materiais.
F- Ética – possuir princípios morais que se devem observar no exercício profissional ajustando-se às normas de relações entre os diversos membros da coletividade, bem como manter confidencialidade de informações na interação com outros profissionais e o público em geral.
G- Educação Continuada – os profissionais devem ser capazes de aprender continuadamente, tanto na sua formação quanto na sua prática, devendo desta forma aprender a aprender, tendo a responsabilidade na busca constante de novas informações e o compromisso com a educação.